Calendário de Pesca, saiba tudo sobre como ele influencia no seu desempenho.

A pesca esportiva, também conhecida como pesca recreativa, hoje em dia é uma atividade que já conquistou inúmeros adeptos, isso porque o principal intuito dessa modalidade é o convívio saudável com a natureza, sem necessariamente efetuar o abate dos peixes.

 

A pesca recreativa pode ser praticada em rios, lagos ou no mar, fazendo uso para isso iscas naturais ou artificiais. Diante de tais características, para que a prática dessa atividade de lazer seja bem sucedida, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes, um deles é o calendário de pesca.

Entenda a influência e a importância do calendário de pesca

O calendário exerce uma grande influência na realização da pesca esportiva, visto que por ele é possível ficar atento diante das fases da lua. Vale salientar que a força de gravidade que a lua exerce sobre a Terra afeta as marés e, consequentemente, a atividade pesqueira. Além disso, essa influência da lua sobre as marés já é tradicionalmente conhecida pelos pescadores, que conhecem e entendem a importância a integração da natureza relacionada com a pesca.

Além das fases da lua, outros pontos são pertinentes e merecem a devida atenção, tais como a pressão atmosférica, a temperatura fora e também a temperatura interna da água, enfim, tais fatores afetam o comportamento e, até mesmo, a quantidade dos peixes.

Em se tratando do movimento das marés, o posicionamento da lua, do sol e também da Terra afetam esse movimento, determinando como se comportam os níveis do mar e também dos rios.

Não é possível estipular de maneira exata qual é a maré ou a lua mais adequada para atividade da pesca, no entanto, para facilitar o calendário, é fato que quando se encontra em sua fase minguante ou crescente, ocorre a chamada maré pequena (também conhecida como maré morta), em que as correntezas possuem menos intensidade e facilita um posicionamento mais adequado das iscas. Além disso, em tais condições os peixes terão um espaço mais restrito para se locomoverem em busca de alimentos, o que possibilita a melhor localização deles.

As fases da lua

Para compor melhor o seu calendário de pesca, é válido levar em consideração as diferentes fases da lua. Sendo assim, a pesca na lua nova conta com uma menor luminosidade, propiciando que os peixes se concentrem mais nas profundezas, dificultando a atividade pesqueira.

 

Na lua crescente a luminosidade ainda é insuficiente, no entanto é um período regular para as pescas nos rios e considerado bom para a pesca praticada no mar.

 

A lua cheia é a mais indicada para a pesca, pois a luminosidade dela atrai os peixes para a superfície.

 

Já na fase minguante, ainda que tenha uma menor luminosidade que a fase cheia, os peixes ainda estão atraídos para a superfície. Além disso, a fase minguante denota um período bom tanto para a pesca realizada nos rios quanto para a pesca realizada no mar.

 

Por isso, para saber quais são os dias mais aptos para a pesca, é válido consultar o calendário, se baseando nas fases da lua, e ver quando ocorrerão as marés mortas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Free WordPress Themes, Free Android Games
X