Cinco dicas para evitar os pernilongos durante a pesca

É comum que, ao pescar, as pessoas tenham que lidar com um incômodo problema, os mosquitos e pernilongos. Principalmente para quem realizar a pesca em açudes, rios e lagos, estes insetos podem vir a incomodar, deixando os pescadores com muitas marcas ao voltar para casa.

E pior, nas regiões de mata, é possível ainda contrariar doenças como dengue, febre chikungunya, zika vírus, ou até complicações mais graves, como malária e febre amarela. Além disso, ao pescar, também é possível sofrer picadas de borrachudos, que podem causar irritação, inchaço e dor aguda depois de algumas horas após a picada.

Pensando nisso, é fundamental que pescadores profissionais e amadores tenham muitos cuidados para não sofrerem picadas, e não ter complicações maiores. E, por isso, é tão importante preservar os animais predadores naturais de mosquitos, como os sapos, alguns pássaros e peixes pequenos como os lambaris.

Abaixo, você vai conferir cinco dicas essenciais para evitar que os pernilongos afetem você durante a pesca.

Tenha sempre um repelente em mãos

O uso de repelentes é essencial para quem visitar campos e outras regiões de mata, principalmente para a hora da pesca. Em farmácias e supermercados, há a venda de repelentes, alguns são naturais e outros feitos com produtos industrializados, mas a sua eficácia é comprovada há muito tempo.

Alguns repelentes podem causar irritação na pele humana. Para verificar se você não é alérgico, faça um teste simples, aplicando-o um pouco em seu pulso. Caso a pele não fique irritada após algumas horas, poderá aplicar mais, de preferência em todas as partes do corpo que ficarem desprotegidas.

Quanto menos expor o seu corpo, melhor

Se o corpo estiver muito exposto, vira um alvo fácil para os mosquitos e pernilongos. Se você vai pescar em mata fechada, o recomendável é se proteger usando roupas compridas. Faça isso usando camisa de manga comprida, calça, calçados fechados e meias. Assim, seu corpo terá menos possibilidades de sofrer picaduras, principalmente nos horários de pico.

Cores mais claras nestas roupas ajudam para que os insetos fiquem longe. Da mesma maneira, fique longe de áreas onde se saiba que há muita incidência de mosquitos.

Ao dormir, se proteja

Se você vai acampar à noite, é preciso se proteger adequadamente. Utilize mosquiteiros ao redor de onde vai dormir. Isso evita que vire presa fácil deles enquanto estiver descansando. Faça isso, mas sem se esquecer das demais dicas.

Queime cupinzeiros

Se você encontrar um cupinzeiro pela região onde for pescar, faça cortes de alguns pedaços e coloque fogo sobre eles. Isso faz com que haja uma cortina de fumaça por onde estiver. Assim, os mosquitos e pernilongos ficarão distantes. É importante que os cupinzeiros estejam secos, para serem incinerados.

Se não tiver cupinzeiros, use caixas de ovos

Caixas de ovos ajudam muito para o caso de não encontrar um cupinzeiro para queimar. Rasgue alguns pedaços e aplique fogo sobre as caixas. A fumaça evitará que os insetos se aproximem de você. O material das caixas de ovos queima mais lentamente, permitindo que a fumaça permaneça por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Free WordPress Themes, Free Android Games
X