Princípios básicos para a pesca esportiva.

Pescar, fotografar, admirar e no final devolver os peixes, em perfeitas condições, ao seu local de origem, a água. Esses são alguns dos princípios básicos para a pesca esportiva, uma prática que já é discutida no Brasil, como ação de sustentabilidade, há mais de 20 anos.
No nosso país existem praticamente nove milhões de pescadores em dia com essa pesca, totalmente regularizados. Boa parte são praticantes do “pesque e devolva”. Para os especialistas, essa prática é extremamente importante não só para o cuidado com o meio-ambiente, mas também para a nossa economia.
O turismo relacionado a esse estilo de pesca contribui com muita força para a criação de trabalho e demanda, envolvendo serviços de alimentação e hospedagem. A primeira reserva destinada a pesca no Brasil já foi regulamentada há 17 anos, em 2001, no estado do Pará, no rio São Benedito e suas margens.
Mais sobre os princípios básicos para a pesca esportiva
Agora que você já conhece a força dessa atividade, podemos seguir com a nossa conversa em relação aos princípios básicos para a pesca esportiva. É muito importante ter em mente que respeitar essas regras faz total diferença para o mundo.
Em uma visão mais simplista, costuma se dizer que a pesca esportiva é como uma evolução da pesca amadora. Um gosto que deixou de ser apenas um passatempo e se tornou uma modalidade dos esportes, qual o crescimento vive em constância e atinge taxas geométricas.
Em dia com o que se pede atualmente em relação ao ecologicamente correto, a pesca esportiva cria momentos de prazer único a quem a pratica. Esses se tornam cada vez mais preocupados com a preservação de peixes e com o cuidado do meio ambiente. Afinal, sem essa dupla, o esporte nem sequer existiria.
Caso esteja pensando em aderir a essa prática, lembre-se de seguir os seguintes princípios básicos para a pesca esportiva:

1 – Tenha em mente que o objetivo é tornar essa atividade um momento único de inspiração e meditação, entrando em contato com a natureza;
2 – Pescar de forma esportiva é, de certa maneira, estar em “campeonato” com o peixe. Assim como acontece em qualquer outro esporte, métodos desonestos e desproporcionais não são aceitos, ser um predador não é válido;
3 – A utilização de rede, explosivos, espinhel (que são diversas linhas presas em uma corda) não é vista como itens de pesca esportiva;
4 – Os equipamentos essenciais e principais para uma pesca esportiva são o anzol, vara de pescar e linha. Também pode incluir a carretilha ou molinete;
5 – Como existem diferentes tipos de peixes, os métodos de pesca também são diferentes e devem ser adaptados a diferentes lugares: rios, mares, lagos.
6 – Os principais tipos de pescaria são: pesca com isca viva; pesca em cevas; pesca com fly; e pesca com iscas artificiais.

Vale lembrar que existe uma fiscalização atenta aos pescadores que não respeitam o pedido pela pesca esportiva, ela é tão rígida quanto as ligadas a derrubada de árvores sem autorização e caça de animais selvagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Free WordPress Themes, Free Android Games
X
X