Tipos de caiaque de pesca – como escolher o seu.

O caiaque é uma pequena embarcação que pode proporcionar bagagens de vida incríveis a qualquer pessoa, seja com profissionais ou por quem realiza essa atividade por puro prazer. Provavelmente disso você já sabia, não é mesmo? O ponto agora é entender quais são os tipos de caiaque de pesca disponíveis no mercado.

É importantíssimo que você saiba, antes de realizar a sua compra, que existem tipos de caiaque de pesca para diferentes situações e desejos. Se você não quer perder tempo e nem dinheiro na hora de adquirir a sua nova aquisição, permaneça lendo esse guia.

Guia: tipos de caiaque de pesca – escolha o seu através do estilo

Sit Inside: é muito difícil encontrar esse estilo de embarcação nas águas brasileiras, porém nos países mais frios e com águas mais geladas eles são preferência.  

Devido a estrutura, nesse caiaque o remador precisa, obrigatoriamente, deixar as suas pernas dentro do deck. Boa parte deles, possuem espaço para um tipo de saia que cobre a área do cockpit, cortando a introdução de água, por isso, a preferência nos lugares mais frios e gelados.

O estilo sit inside tem um espaço amplo para o carregamento de equipamento, e é recomendado para os remadores que durante o seu percurso precisam descer ou travessar cachoeiras e corredeiras.

Sit on Top: nessa embarcação, o remador permanece com o corpo em cima do deck, sem a proteção do citado acima. São os mais comuns aqui no Brasil, que devido as temperaturas altas não tornam um problema a possibilidade de se molhar bastante. Eles têm um estilo largo, o que dá mais estabilidade e confiança para quem o guia, por isso, eles são tão utilizados para pescaria e até mesmo recreação.

Agora que você já conhece os estilos existente, o seu guia passa para a segunda fase, explicando quais são os tipos de caiaque disponíveis para as suas pescas.

Caiaque de recreação: devido a sua estabilidade, esse tipo de caiaque é constantemente usado para pescaria, no mercado, é possível encontrar o desenho correto para os seus objetivos. Ele é bastante procurando pelos iniciantes ou por aqueles remadores que necessitam de estabilidade no momento da remada.

Normalmente, são bem largos e não tão compridos, o que garante a estabilidade e simplifica nas curvas.

Caiaque de água branca: para os pescadores de água branca esse caiaque é o mais indicado. Ele é mais curto, não possui quilhas e é menos estável do que os outros tipos de caiaque, entretanto eles são ágeis, simples de se manobrar e os mais indicados caso haja descidas de corredeiras e seu percurso.

O cockpit desse caiaque é muito apertado, porque foi desenhado para manter o remador dentro dele até nos casos mais severos.

Caiaque oceânico e de turismo: esse caiaque é recomendado para as expedições que pedem mais do que um dia, devido ao seu maior espaço para guardar suprimentos e equipamentos. Ele é o ideal para travessias longas ao mar aberto, garantido bastante estabilidade até mesmo nas condições mais complicadas.

Ademais, ele também pode ser utilizado para a travessia de rios e lagos sem corredeiras. Diferente do caiaque de recreação, esse aqui simplifica para o remo em linha reta, mesmo que haja ventos e correntes laterais.

Ah, uma dica: antes de comprar a sua embarcação, tente fazer o test drive, apesar de cada um dos tipos de caiaque de pesca serem indicados a determinada situação, é válido que você tire as suas próprias conclusões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Free WordPress Themes, Free Android Games
X